Reprodução humana e infertilidade: Causas, sintomas e tratamentos

A infertilidade é uma doença do sistema reprodutor definida pela incapacidade de engravidar após 12 meses ou mais de relações sexuais regulares desprotegidas. Pode ser causada por vários fatores, tanto em mulheres quanto em homens. Estima-se que afete um em cada seis casais no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

É classificada como primária ou secundária. A infertilidade primária acontece quando uma pessoa nunca conseguiu engravidar, enquanto a secundária ocorre quando pelo menos uma gravidez anterior foi alcançada.

Este artigo aborda de forma direta as causas, sintomas e tratamentos da infertilidade feminina. Continue a leitura para descobrir os fatores que podem estar dificultando a realização do seu sonho de ter um filho.

Causas em mulheres

Problemas com a ovulação: distúrbios na ovulação compreendem cerca de 25% dos casos de infertilidade em mulheres. A ovulação é a liberação mensal de um óvulo, pode ser irregular, impedindo a concepção.

Os distúrbios podem incluir:

Hiperprolactinemia: se os níveis de prolactina estiverem altos e a mulher não estiver grávida ou amamentando, isso pode afetar a ovulação e a fertilidade.

Problemas na tireoide: hipo ou hipertireoidismo desencadeiam desequilíbrios hormonais que interferem na ovulação.

Síndrome dos ovários policísticos (SOP): condição hormonal que provoca menstruação frequente ou prolongada e interfere na ovulação.

Problemas no útero ou nas trompas de Falópio (tubas uterinas) costumam impedir que o óvulo viaje do ovário para o útero. Se o óvulo não percorre esse caminho, inviabiliza-se a concepção natural.

Outras causas:

Insuficiência ovariana primária (IOP): os ovários param de funcionar antes dos 40 anos de idade.

Má qualidade dos óvulos: com o envelhecimento, a quantidade e qualidade dos óvulos diminui, aumentando o risco de anomalias genéticas. 

Pólipos ou tumores benignos (miomas): são comuns no útero. Alguns podem bloquear as trompas de Falópio (tubas uterina) ou interferir na implantação, afetando a fertilidade. No entanto, muitas mulheres que têm miomas ou pólipos engravidam.

Endometriose: na endometriose ocorre o crescimento de células endometriais fora do útero.

Sintomas de infertilidade

Os sinais de infertilidade variam conforme a causa subjacente, sendo a dificuldade em engravidar ou levar a gravidez até o fim o indicador principal.

Nas mulheres, a ausência (amenorreia) ou irregularidade na menstruação pode indicar problemas relacionados à infertilidade, uma vez que mulheres com ciclos menstruais irregulares provavelmente não ovulam regularmente.

Um casal é definido como infértil se a concepção não ocorrer nos seguintes casos:

• Após 1 ano de relações sexuais desprotegidas.

• Após 6 meses para mulheres com mais de 35 anos.

• Se houver problemas conhecidos que provocam infertilidade.

Tratamento para auxiliar na concepção natural

O tratamento para ajudar na concepção natural depende de vários fatores, como idade, tempo de infertilidade, preferências individuais e estado geral de saúde.

Frequência das relações sexuais

A principal estratégia para casais que buscam conceber é aumentar a frequência das relações sexuais durante o período de ovulação

Com um ciclo menstrual normalmente de 28 a 32 dias, a ovulação ocorre entre o 11º e o 21º dia, contando a partir do primeiro dia do último período.

Se o ciclo for inferior a 21 dias ou exceder 35 dias, é recomendável que a pessoa consulte um médico para avaliação. 

Outros tratamentos

Apenas programar as relações sexuais pode não ser suficiente para auxiliar um casal na concepção. Os tratamentos variam conforme a causa subjacente da infertilidade.

Nas mulheres, os médicos podem prescrever medicamentos de fertilidade para regular ou induzir a ovulação, como clomifeno, letrozol e outras medicações injetáveis.

Se as trompas de Falópio (tubas uterinas) estiverem bloqueadas ou cicatrizadas, a reparação cirúrgica pode facilitar a passagem dos óvulos. Outra opção é a fertilização in vitro (FIV).

Para tratar a endometriose, médicos podem recorrer à cirurgia laparoscópica, realizando uma pequena incisão no abdômen e inserindo uma óptica fina chamada de laparoscópio. Esse procedimento associado ao uso de outros instrumentais permite ao especialista em endometriose remover implantes e tecido cicatricial, reduzindo a dor e contribuindo para a fertilidade.

Reprodução humana assistida

Os seguintes métodos estão disponíveis atualmente para concepção, conhecidos como reprodução assistida:

Inseminação intrauterina (IIU): durante a ovulação, um médico introduz um cateter fino pelo colo do útero até o útero, direcionando uma amostra de esperma para o interior do útero.

Fertilização in vitro (FIV): óvulos e espermatozoides são combinados em laboratório para criar embriões. Esses embriões são transferidos para o útero da mulher após três a cinco dias. Também é possível congelar os embriões para transferência futura.

Doação de esperma ou óvulo: se necessário, uma pessoa pode recorrer à doação de óvulos ou esperma. O tratamento de fertilidade com doação de óvulos é realizado frequentemente por meio da FIV.

Você enfrenta desafios para a maternidade? Agende agora uma consulta com o Dr. Hélio Sato e dê o primeiro passo em direção à realização desse sonho. Ele é ginecologista e obstetra, com especialização em Reprodução Humana Assistida, com foco em Endometriose, Infertilidade e Climatério. Certificado em Laparoscopia e Histeroscopia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Leia também:

Reprodução humana e saúde: como manter-se saudável durante o processo?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.