Cirurgia laparoscópica na endometriose: Quando é a melhor opção?

Postado em: 07/08/2023

Endometriose é uma doença ginecológica que afeta de 10 a 15% das mulheres em idade reprodutiva. A enfermidade se manifesta quando o tecido que reveste a cavidade do útero, chamado endométrio, se implanta fora do órgão. Pode causar cólicas, dores pélvicas, desconforto na relação sexual e infertilidade.

As causas da endometriose ainda não são totalmente esclarecidas pela ciência. Elas incluem maior quantidade de ciclos menstruais, herança genética, fatores imunológicos, problemas hormonais, estresse e até a vida urbana.

laparoscópica na endometriose

Embora o tratamento clínico seja eficaz para a maioria das pessoas, há casos em que a cirurgia laparoscópica é a melhor opção para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

Quando a cirurgia é recomendada?

As principais indicações cirúrgicas para endometriose são:

Falha no tratamento clínico: a abordagem não-cirúrgica reúne mudanças na alimentação, prática de atividade física e uso de hormônios. Quando a pessoa já tentou tudo isso e os sintomas persistem, pode ser o caso de operar;

Lesões extensas no intestino: em quadros em que as lesões de endometriose afetam mais de 30% da circunferência intestinal, o procedimento pode ser necessário para evitar complicações graves, como oclusão do órgão;

Endometrioma ovariano: quando a paciente tem um endometrioma ovariano (forma cística com conteúdo líquido de característica achocolatada) sua resolução somente é possível com a remoção.

Infertilidade: a cirurgia deve ser considerada quando há planejamento de gravidez em médio ou curto prazo, dado que os tratamentos com medicações hormonais não somente não aumentam as chances de gestação como também a impedem durante sua vigência. Porém, não são todas as mulheres com a endometriose apresentam problemas de fertilidade;

Lesões no apêndice: os exames de imagem não são 100% fiéis a respeito desse segmento do intestino. O procedimento seguido da análise da biópsia vai diferenciar se é endometriose ou uma neoplasia.

Laparoscopia para tratar endometriose

A laparoscopia, conhecida também por videolaparoscopia, é o método mais utilizado para tratar a endometriose. Nessa técnica, o cirurgião realiza pequenas incisões no abdômen e utiliza câmeras e instrumentos cirúrgicos para remover os focos da enfermidade e suas aderências.

Com o uso de um monitor, o médico guia instrumentos específicos para retirar os focos da endometriose e realizar também outros procedimentos, como extrair cistos ovarianos.

Essa intervenção cirúrgica é bem delicada e demanda experiência e formação específica do cirurgião e equipe a fim de otimizar os resultados, isto é, remoção de todos os focos de endometriose, restauração da pelve para aumentar o potencial reprodutivo e preservar as estruturas nobres como nervos e deste modo, aliviando os sintomas da endometriose. Bem como, a experiência levará a menores traumas e contenção de efeitos adversos da cirurgia como aderências e dores no pós-operatório.

Embora seja um procedimento minimamente invasivo e geralmente com menor duração que a cirurgia convencional, deve ser realizado em ambiente hospitalar sob anestesia geral. A alta costuma ser dada após 24 horas.

Como é a recuperação da laparoscopia para endometriose?

A recuperação da laparoscopia, via de regra, é muito rápida. No dia seguinte, muitas conseguem sentar plenamente e confortavelmente para trabalhar, inclusive, após 2 dias é muitas conseguem fazer caminhadas curtas e leves, que podem ser benéficas para a eliminação de gases que se acumulam na região abdominal após esse tipo de cirurgia e que também auxiliam na circulação sanguínea.

Somente recomenda-se cautela nos esforços físicos como atividades domésticas, ter relações sexuais e dirigir. 

Quer descobrir a melhor abordagem para tratar endometriose? O Dr. Hélio Sato é ginecologista e obstetra, com especialização em Reprodução Humana Assistida, com foco em Endometriose, Infertilidade e Climatério; certificado em Laparoscopia e Histeroscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Agende agora sua consulta!

Leia também:

Diagnóstico da Endometriose: exames e procedimentos


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.