Fertilização in vitro: Um guia para os cuidados pré e pós-procedimento

Fertilização in Vitro (FIV) é uma técnica avançada de reprodução humana assistida, que consiste em coletar óvulos dos ovários da mulher e fecundá-los em laboratório com os espermatozoides do marido. Em seguida, os embriões formados são selecionados e transferidos para o útero.

Trata-se de uma alternativa para casais com dificuldades para engravidar ou que apresentam alguma condição genética que pode ser passada para o bebê, ou casais homoafetivos ou pessoas solteiras em busca de formar uma família.

Amplamente utilizada nos dias de hoje, a FIV é recomendada para mulheres com alterações ginecológicas que interferem na ovulação ou no deslocamento dos óvulos ou embriões pelas trompas (tubas uterinas). Além disso, problemas associados à produção do esperma podem levar à dificuldade de engravidar. 

Aumente suas possibilidades de sucesso na fertilização in vitro ao descobrir a importância dos cuidados antes e após o procedimento. Explore estratégias eficazes para alcançar resultados positivos.

Preparando-se para a fertilização in vitro

Orientações pré-procedimento

O primeiro passo é escolher uma clínica de fertilidade e acima de tudo um profissional confiável. O sucesso da fertilização in vitro (FIV) está atrelado à idade, problemas de saúde e abordagens específicas da clínica.

Adote uma dieta equilibrada, pratique exercícios regularmente, se possível, abandone o tabagismo e evite o consumo de álcool – conselhos para ambos os parceiros. Após a consulta, siga as orientações médicas para conquistar os melhores resultados. 

Antes de iniciar a FIV com seus próprios óvulos e espermatozoides, alguns testes são necessários:

Teste de reserva ovariana: exames de sangue e ultrassom avaliam a quantidade de óvulos disponíveis e preveem a resposta aos medicamentos.

Análise de sêmen: verifica a quantidade, qualidade e movimentação dos espermatozoides.

Triagem de doenças infecciosas: garante a saúde geral, identificando doenças potenciais, como HIV, DSTs e hepatite B.

Exame uterino:

  • Ultrassom endovaginal ou RM de pelve: são exames de imagem que informam a previsibilidade de alterações uterinas que podem interferir nos resultados do tratamento.
  • Histeroscopia: inserção de um telescópio fino, flexível e iluminado para uma visão nítida do interior do útero, recomendado quando há suspeitas de alterações que podem interferir na implantação do embrião.
  • Biópsia do endométrio: indicada quando há suspeita de alterações no endométrio, tecido que reveste a cavidade e é responsável pela recepção do embrião.

Orientações pós-procedimento

Após a retirada dos óvulos, o repouso é aconselhável devido à sedação durante a punção ovariana.

Via de regra, a paciente pode retomar suas atividades, com a demanda de um breve repouso após a captação dos óvulos. Em casos específicos, o médico pode recomendar repouso, mas isso é exceção. 

Evite estresse e reconheça que você fez o seu melhor

É fundamental evitar o estresse e reconhecer o esforço e a coragem que o processo exige. Independentemente do resultado, você tomou medidas importantes em busca de um sonho. Ser gentil consigo mesmo(a) e reconhecer sua força é essencial.

A espera pelo resultado do teste de gravidez é, sem dúvida, um período desafiador, mas é também uma oportunidade para praticar a paciência e o autocuidado. Lembre-se de que você não está sozinho(a) nesta jornada e que é importante buscar suporte quando necessário.

Sem atividades físicas intensas

Após a transferência embrionária, a paciente pode retomar suas atividades cotidianas, como trabalho, passeios e socializações. No entanto, é crucial evitar exercícios físicos de alta intensidade durante o período indicado pelo médico. 

Na Clínica do Dr. Hélio Sato, temos uma equipe altamente capacitada e experiente em tratamentos de reprodução humana assistida. Estamos aqui para guiá-la em cada etapa do processo, oferecendo as orientações necessárias antes, durante e após a fertilização in vitro. Se você deseja saber mais sobre esse assunto ou qualquer outra técnica de reprodução humana, clique aqui para entrar em contato agora! Estamos ansiosos para fazer parte da realização do seu sonho.

Leia também:

É possível escolher o sexo do bebê após FIV?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.