Reprodução humana e saúde: como manter-se saudável durante o processo?

Você acha que finalmente chegou o momento certo para ter um filho? Saiba que existem muitos fatores envolvidos na sua saúde reprodutiva que podem adiar ou adiantar esse sonho.

Geralmente, as probabilidades de gravidez a cada mês de tentativas pelo casal não são tão altas quanto se imagina. Cerca de 15% a cada ciclo menstrual da mulher. 

Além disso, a estimativa é de que um em cada oito casais terá dificuldade em engravidar. Isso porque, para haver a fecundação, é preciso de óvulos e espermatozoides saudáveis e com equilíbrio no seu material genético.

Isso diz respeito à sua saúde reprodutiva, que está diretamente ligada à sua fertilidade. Leia o artigo para descobrir como aumentar sua fertilidade!

Reprodução humana e saúde

O que atrapalha a sua saúde reprodutiva?

Podemos definir a fertilidade como a capacidade natural de um casal gerar uma gravidez pela relação sexual. Em média, um casal fértil consegue engravidar em um período de 12 meses com relações frequentes.

No entanto, dependendo do estilo de vida do paciente, esse prazo pode se estender. Você deve ficar atento a alguns hábitos que influenciam na saúde dos gametas (células reprodutivas) e, consequentemente, na sua fertilidade.

Dicas para aumentar a fertilidade

Ao incorporar alguns hábitos na sua rotina, as chances de engravidar podem ser maiores. Por isso, selecionamos seis dicas de como aumentar a fertilidade. Confira!

1. Mantenha relações sexuais

Para aumentar a fertilidade, é importante criar uma rotina de relações sexuais, sem se prender a estar no período fértil. O indicado é que se faça sexo de duas a três vezes por semana.

2. Durma bem

O sono é fundamental. Quando não se dorme de forma adequada, podem ocorrer interferências nas produções hormonais, de ambos os sexos, que interferem na libido (desejo sexual), na liberação de hormônios relacionados à produção de espermatozoide do homem e na ovulação adequada da mulher.

3. Controle do peso e alimentação

Se você está com sobrepeso ou em algum nível de obesidade, talvez isso possa atrapalhar na hora de engravidar, já que influencia nos hormônios. O excesso de peso, tanto no homem quanto na mulher, costuma interferir na qualidade da vida sexual, como também na ovulação e nos espermatozoides.

Por isso, evitar alimentos ricos em gordura, manter uma alimentação balanceada (frutas, legumes e proteínas), diminuir o consumo de açúcar e ter um peso mais adequado são atitudes úteis para os casais que estão tentando engravidar

4. Pare de fumar

Se você fuma, talvez seja o momento de encerrar com o hábito de ajudar a aumentar a sua fertilidade. O uso de algumas substâncias como cigarro, diminui em até 30% a fertilidade, tanto do homem como da mulher. O tabagismo prejudica a vascularização dos testículos e dos ovários, chegando menos oxigênio nestas partes do corpo, interferindo na produção espermática do homem e na ovulação da mulher.

5. Beba moderadamente

O consumo excessivo de bebida alcoólica interfere na fertilidade masculina e feminina. Mulheres que consomem duas doses ou mais de bebida alcoólica/dia tem um risco de infertilidade duas vezes maior do que aquelas que consomem apenas uma dose ou menos. Os homens jovens que consomem bebidas alcoólicas moderadamente podem ter a qualidade do esperma prejudicada, afetando a fertilidade. A constatação é de um estudo dinamarquês que comprovou que mesmo quem bebe regularmente poderá enfrentar problemas.

6. Exames de rotina

Manter seus exames em dia pode prevenir doenças e diagnosticar distúrbios que interferem na saúde reprodutiva. No caso dos homens, nas consultas de rotina é possível identificar doenças como a varicocele, que atinge até 20% da população masculina e está relacionada a até 40% dos casos de infertilidade. 

Em relação às mulheres, a prevenção ou o tratamento de doenças como endometriose, miomas, pólipos endometriais, infecções ginecológicas podem preservar os órgãos reprodutivos e aumentar as chances de gravidez no futuro.

Pronta para iniciar sua jornada rumo à maternidade? Agende uma consulta com o renomado Dr. Hélio Sato, especialista em Endometriose e Reprodução Humana, e receba orientações personalizadas para alcançar a sua saúde reprodutiva.

Leia também:

Infertilidade: conheça as causas e tratamentos


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.