Infertilidade: conheça as causas e tratamentos

Postado em: 09/11/2022

A infertilidade é uma questão delicada, que faz com que muitos casais — ou mulheres que desejam ser mães solo — procurem a ajuda de um profissional. A causa dessa dificuldade pode estar atrelada às condições da paciente ou do seu parceiro, devendo ser investigada e tratada por um especialista.

 No conteúdo de hoje você vai conhecer as causas mais comuns da infertilidade feminina, assim como as formas de tratamento existentes. Tenha uma boa leitura!

infertilidade-conheca-as-causas-e-tratamentos

Endometriose

A endometriose é a presença do tecido que reveste o útero internamente em outros órgãos, o que pode trazer diferentes complicações de acordo com a região afetada. Quando está presente nos ovários, por exemplo, a endometriose pode comprometer a fertilidade, especialmente se apresentar de uma forma profunda, ou seja, cisto denominado de endometrioma.

 O tratamento, nesse tipo de situação, consiste em uma cirurgia laparoscópica para a remoção do endometrioma e todos os implantes de endometriose. A laparoscopia é uma técnica minimamente invasiva, que pode trazer ótimos resultados quando realizada por um especialista.

Síndrome do Ovário Policístico (SOP)

A Síndrome do Ovário Policístico consiste na existência de múltiplos cistos no ovário. Esse problema pode interferir na liberação de óvulos e, assim, limitar a fertilidade.

 O tratamento da SOP depende da quantidade de cistos e da responsividade aos estimulantes da ovulação, pois é a primeira opção a ser considerada no tratamento da infertilidade na SOP, desde que não haja outras limitações para a gravidez..

Anormalidades no útero

O útero pode ser acometido por diferentes alterações que comprometem a fertilidade da mulher. Entre os problemas mais comuns estão as infecções uterinas, o surgimento de pólipos, de nódulos como os miomas (tumores benignos muito comuns a partir dos 30 anos).

 O tratamento dependerá do tipo, da localização, assim como do tamanho e da quantidade dos miomas ou pólipos. Ele pode consistir no uso de medicações, na embolização dos miomas ou na remoção cirúrgica das afecções por meio de cirurgias minimamente invasivas.

Baixa reserva ovariana

A baixa reserva ovariana é o quadro em que a paciente deixa de produzir os óvulos de qualidade antes da idade esperada, sendo surpreendida em seus planos para engravidar. O tratamento principal dependerá do quão baixa se encontra esta reserva e da situação marital, por isso, é muito importante consultar o ginecologista a fim de entender a situação e considerar as opções de tratamentos.

 Para além dessa intervenção, também é fundamental que se adote um estilo de vida saudável. A prática de atividade física regular e uma boa alimentação são duas grandes aliadas dessa estimulação.

 Os maus hábitos de uma forma geral, aliás, também trazem complicações em relação à fertilidade — existindo ou não alguma das causas citadas aqui. Dessa maneira, é importante tomar cuidado e evitar questões como o tabagismo, o alcoolismo, o sedentarismo e uma alimentação desregrada. Cuide da sua saúde mental, inclusive, buscando reduzir a intensidade do estresse e lidar de uma forma saudável com as suas emoções.

 Agora você conhece as principais causas da infertilidade feminina e os seus tratamentos! Contar com a ajuda de um especialista faz toda a diferença para lidar com essas questões — ou mesmo para realizar um procedimento de reprodução assistida, se for necessário. O Dr. Hélio Sato está à sua disposição para essa jornada, então agende a sua consulta e venha conversar!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.