As diferentes Causas da Infertilidade, tanto feminina quanto masculina, incluindo fatores genéticos, hormonais e ambientais

Existem diversas Causas da Infertilidade, seja para homens ou para mulheres. Se você está com dificuldades para engravidar, é interessante saber mais sobre este assunto.

No conteúdo de hoje você vai descobrir quais são os critérios que definem a infertilidade e quais as suas causas principais. Tenha uma boa leitura!

As diferentes Causas da Infertilidade, tanto feminina quanto masculina, incluindo fatores genéticos, hormonais e ambientais

O que é infertilidade?

Uma pessoa (ou um casal) é considerado infértil quando não engravida depois de um ano de relações sexuais frequentes, sem o uso de métodos contraceptivos. A infertilidade pode ser primária, quando os indivíduos nunca tiveram filhos, ou secundária, quando um dos parceiros já chegou a gerar uma criança.

Ao contrário do que muitos pensam, a infertilidade não é sinônimo de esterilidade — que é a condição na qual não há chances de engravidar definitivamente. A infertilidade tem tratamento, sendo que as chances de conseguir uma gestação dependem da complexidade do problema a ser tratado.

Quais são as causas da infertilidade feminina?

Tanto nos homens quanto nas mulheres, a infertilidade pode ser causada por questões ambientais, hormonais e/ou hereditárias. A seguir, conheça as principais causas desse quadro nas mulheres.

Anovulação

A anovulação é o quadro em que a mulher não ovula normalmente. Isso pode ser causado por ovários policísticos, pela falência ovariana precoce ou por outros distúrbios hormonais, advindos de problemas na tireoide ou do uso de certos medicamentos, por exemplo.

Endometriose

A endometriose é o quadro em que o tecido interno do útero (endométrio) implanta-se fora do útero, prejudicando a função das trompas e dos ovários, por exemplo. Os impactos na fertilidade dependem da profundidade das lesões e das aderências causadas por esse problema.

Problemas tubários

Os problemas tubários podem ser causados por doenças como as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) ou endometriose que limitam a movimentação tubária ou obstruem sua luz e assim, os óvulos não são captados adequadamente, bem como, a obstrução tubária pode limitar o encontro do óvulo com o espermatozóide.

Problemas uterinos

Alguns dos principais problemas uterinos são o surgimento de pólipos e os miomas, que são tumores benignos próprios deste órgão. Dependendo do seu tamanho, da sua quantidade e da sua localização, esses fatores geram inflamações e prejudicam a implantação do embrião no útero.

Idade

As condições dos óvulos vão se alterando à medida que a mulher fica mais velha. Em idades mais avançadas, eles não se encontram mais com a qualidade adequada para a gestação.

Quais são as causas da infertilidade masculina?

Cerca de um terço dos problemas de fertilidade têm origem em questões anatômicas ou hormonais masculinas. Conheça alguns desses problemas.

Alterações anatômicas

As alterações anatômicas podem prejudicar a produção e a ejaculação dos espermatozóides. A varicocele é uma dessas condições, na qual ocorre a dilatação das veias do cordão espermático e consequente aumento da temperatura local que interfere na produção e na qualidade dos espermatozóides. 

Inflamações e infecções

Os testículos podem ser prejudicados por informações advindas de IST’s e de outras doenças, como a caxumba. Elas prejudicam a produção e a qualidade dos espermatozoides.

Problemas de ejaculação

A liberação dos espermatozoides pode ser prejudicada por problemas como a ejaculação retrógrada, na qual o semen é lançado na direção contrária à habitual. Além disso, doenças como a diabetes também podem interferir na ejaculação.

Alterações hormonais

Assim como nas mulheres, o funcionamento hormonal dos homens também faz toda a diferença para a fertilidade. Problemas na tireóide e outros casos que provocam disfunções hormonais acabam por prejudicar a capacidade de ter filhos.

Surgimento de tumores

O surgimento de pólipos e tumores nos órgãos reprodutores também podem interferir na produção e nas condições dos gametas. Além disso, nos casos oncológicos, os espermas podem ser afetados pelas medicações da quimioterapia, por exemplo.

Essas são algumas das principais “CAUSAS DA INFERTILIDADE” masculina e feminina. Para determinar o melhor tratamento é importante contar com a ajuda de um bom profissional, que tenha experiência na área e entenda suas demandas.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Para saber mais, agende um horário com o Dr. Hélio Sato!

Leia também:

O que causa a infertilidade masculina?

Qual a diferença entre fertilização in vitro e inseminação artificial?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.