O que causa a infertilidade masculina?
Postado em: 01/02/2023
A infertilidade masculina é a incapacidade do homem em produzir espermatozoides em quantidade ou qualidade suficiente para fecundar o óvulo e resultar em uma gravidez.
Na maioria dos casos, os fatores de infertilidade masculina tem origem no organismo do paciente — devido a uma doença ou alteração no DNA espermático, mas eles também podem estar relacionados ao estilo de vida do indivíduo. Confira!
Varicocele: uma das condições mais comuns de infertilidade masculina, se caracteriza pela formação de varizes testiculares, que levam a alterações espermáticas.
Causas genéticas: são alterações que acometem a estrutura dos cromossomos, gerando perda na quantidade e na qualidade dos gametas masculinos.
Hábitos de vida: sedentarismo, obesidade, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, diabete, tabagismo, uso indevido de esteroides e anabolizantes são alguns dos fatores que podem resultar na infertilidade do homem.
Outro aspecto que influencia no potencial fértil masculino é o aumento da temperatura nos testículos, pois, a atividade de produção de espermatozóides tem seu melhor desempenho em temperatura menor que internamente no corpo. Assim, longo tempo em motocicletas que aquecem a região, ou longo tempo dirigindo, até o uso prolongado de laptops no colo podem reduzir o potencial reprodutivo do homem.
Criptorquidia: quando os testículos não descem completamente para o escroto, permanecendo no canal inguinal ou na região do abdômen. Essa alteração é muito comum em bebês prematuros e pode ser resolvida cirurgicamente.
Cirurgias e infecções testiculares: podem fazer a obstrução dos ductos deferentes, que possuem a função de transportar os espermatozóides até o líquido seminal para então formar o sêmen, a interrupção deste canal pode gerar um quadro de infertilidade.
Quadros infecciosos podem comprometer a produção de espermatozoides. Um exemplo bem conhecido é a infecção pelo vírus da caxumba, que pode afetar diretamente a fertilidade masculina.
Fragmentação do DNA espermático: é uma condição onde o DNA espermático não consegue permanecer íntegro, reduzindo a capacidade do espermatozóide de fecundar o óvulo.
Causas idiopáticas: são alterações ainda desconhecidas pela medicina. Esse quadro corresponde a quase 50% dos casos de infertilidade.
Após fazer uma investigação minuciosa, a infertilidade masculina deve ser tratada com a orientação de um profissional qualificado para o casal ter a sonhada gestação. Para mais informações, consulte o Dr. Hélio Sato, especialista em Reprodução Humana há mais de 20 anos!