Quem tem endometriose pode engravidar?
Postado em: 08/02/2023
A endometriose é uma doença ginecológica benigna, caracterizada pela presença do endométrio (camada que reveste o útero) em tecidos e órgãos fora do útero e acomete principalmente a região da pelve.
Além de dores intensas, principalmente no período menstrual, quando as cólicas podem ser quase incapacitantes, essa condição pode causar infertilidade.
Estima-se que cerca de 40% a 50% das mulheres com endometriose apresentam dificuldades para engravidar. Apesar da porcentagem elevada, alguns tratamentos podem ajudar quem sofre com a doença e deste modo, na imensa maioria das mulheres a gravidez é alcançada.
Quais são as opções de tratamentos para quem tem endometriose?
Via de regra, quando a paciente tem endometriose com infertilidade e desejo de gestação a curto prazo o tratamento é cirúrgico por meio da laparoscopia. Neste procedimento minimamente invasivo são removidos os focos da endometriose , restaurado os órgãos para restabelecer suas potencialidades funcionais reprodutivas e deste modo, aumenta-se as chances de ocorrer a gestação.
Contudo, é preciso destacar que, em alguns casos, a intervenção cirúrgica não é suficiente, e para os casais que sonham em ter filhos é necessário recorrer às técnicas de reprodução assistida.
Outros parâmetros ajudam na definição terapêutica como a idade da mulher e sua reserva ovariana, bem como, o espermograma do homem.
Se os ovários da paciente forem comprometidos pela endometriose ou se acontecer uma diminuição da reserva dos óvulos, o foco passa a ser a preservação destes, antes que a mulher recorra à cirurgia.
O acompanhamento médico durante todo o tratamento da doença é indispensável. Agende uma consulta com o Dr. Hélio Sato, especialista em Reprodução Humana e Endometriose há mais de 20 anos!