O que é e como aplicar Choriomon?

O uso de Choriomon-M® ou também o ovidrel® é indicado para ativar as funções das gônadas, especialmente dos ovários, são medicações que se assemelham ao HCG (hormônio gonadotrófico ovariano) e simulam a ação do LH (hormônio luteinizante) que promove a maturação dos óvulos e após a média de 36 horas a liberação dos óvulos. No entanto, o sucesso do tratamento depende da capacidade funcional dessas estruturas. Casos de hiperestímulo ovariano evita-se o uso destas medicações ou sinal de falência ovariana podem não responder bem ao medicamento.

O que é e como aplicar Choriomon?

Em mulheres, o Choriomon-M® ou o ovidrel® é recomendado para estimular a ovulação após tratamento com menotropina destinado para a manutenção do folículo ou com FSH (urofolitropina) em casos de esterilidade funcional, como interrupção temporária ou prolongada do fluxo menstrual e anovulação crônica.

É indicado ainda para tratar a esterilidade resultante da redução da fase lútea do ciclo. Ao atrasar o início do sangramento, prolongar a fase madura do corpo lúteo, o Choriomon®-M cria condições mais favoráveis para a nidação, momento em que ocorre a implantação do embrião no útero e indica o início do período gestacional.

Para pacientes com interrupção temporária ou prolongada do fluxo menstrual e anovulação crônica, o tratamento com menotropina (ou FSH) e Choriomon®-M é aconselhado apenas se um teste de progesterona anterior for negativo ou se tratamentos repetidos com estimuladores de ovulação, como clomifeno e ciclofenil, não obtiverem sucesso.

O que são gônadas?

Gônadas são órgãos reprodutivos presentes em homens e mulheres. Nos homens, as gônadas são os testículos, responsáveis pela produção de espermatozoides e pela produção de hormônios sexuais masculinos, como a testosterona. 

Nas mulheres, as gônadas são os ovários, responsáveis pela produção de óvulos e pela produção de hormônios sexuais femininos, como o estrogênio e a progesterona. As gônadas são fundamentais para a reprodução e para o desenvolvimento sexual dos indivíduos.

Como o Choriomon funciona?

A gonadotropina coriônica (HCG) é secretada pela placenta e extraída da urina de gestantes. Em mulheres, o HCG estimula a produção de estradiol e progesterona, promovendo a fertilidade na fase final da maturação folicular. Na administração intramuscular de gonadotropina coriônica, a ação é alcançada em 2 a 6 horas, dependendo da dose.

Contraindicações do Choriomon para mulheres

  • Gravidez.
  • Esterilidade sem maturação normal do folículo, exceto em programas de reprodução assistida.
  • Cistos ovarianos não relacionados à síndrome de ovários policísticos.
  • Sangramento ginecológico desconhecido.
  • Hiperprolactinemia.
  • Câncer de mamas, útero e ou ovário.
  • Hipersensibilidade ao HCG ou outras gonadotropinas (HMG, FSH).
  • Tumor na glândula pituitária.
  • Endocrinopatia não tratada da tireoide ou adrenal.

Observação: não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Contraindicado para uso por homens.

Como usar o Choriomon?

O Choriomon®-M deve ser administrado por via intramuscular ou subcutânea. A solução de gonadotropina possui prazo de validade limitado, sendo essencial reconstituir o Choriomon®-M com o solvente imediatamente antes da injeção. Qualquer solução restante deve ser descartada.

Tratamento para amenorreia e anovulação

Se os órgãos genitais estiverem subdesenvolvidos, é necessário realizar um tratamento preliminar (com duração de vários meses) com uma preparação de estrógeno e progesterona para estimular o crescimento e a vascularização do útero, das trompas de Falópio e da vagina.

Gonadotropinas são administradas em duas fases:

1ª Fase: a injeção diária intramuscular de gonadotropina de menopausa (HMG) ou urofolitropina (FSH) com dose de 75 UI por 7 a 12 dias até o aumento nos níveis de estrógenos, ultrassonografia e mudanças cervicais sinalizarem a presença de um folículo maduro.

2ª Fase: para induzir a ovulação, uma dose única de Choriomon®-M é administrada via intramuscular ou subcutânea, de 24 a 48 horas após a última injeção de HMG ou FSH. A ovulação ocorre geralmente após 32 a 48 horas. Recomenda-se relações sexuais diárias após a administração de Choriomon®-M até a ovulação. Caso não ocorra a gravidez, o tratamento pode ser repetido.

Siga as orientações do seu médico, respeitando rigorosamente os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do especialista. 

Se você busca orientação personalizada para engravidar, marque uma consulta agora com o Dr. Hélio Sato. Conte com a experiência dele para alcançar o sonho da maternidade. Ele é ginecologista e obstetra, com especialização em Reprodução Humana Assistida, com ênfase em Endometriose, Infertilidade e Climatério. Possui certificação em Laparoscopia e Histeroscopia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Leia também:

Reprodução humana assistida: um guia para os tratamentos disponíveis


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.