Centro de reprodução humana: Onde a esperança ganha vida ou apenas uma promessa?

O Centro de Reprodução Humana Assistida trata a infertilidade em casais, abordando questões tanto femininas quanto masculinas. Utilizamos técnicas de reprodução humana para auxiliar indivíduos com desafios na concepção.

Na Clínica do Dr. Hélio Sato, oferecemos atendimento individualizado e alcançamos altas taxas de sucesso na gravidez e regressão da endometriose. Contamos com infraestrutura de qualidade, incluindo equipamentos para ultrassom e coleta de exames laboratoriais. E, juntamente com a estrutura da labforlife investigamos alterações na função reprodutiva do casal, assim como, fazemos tratamentos reprodutivos em situações habituais ou em casos específicos como maternidade partilhada ou famílias monoparentais.

Centro de reprodução humana: Onde a esperança ganha vida ou apenas uma promessa?

Tratamentos e estudo de fertilidade

Na Clínica do Dr. Hélio Sato, pacientes ou casais que procuram assistência passam por uma primeira consulta. Durante esse processo, o histórico médico é avaliado minuciosamente. Esse procedimento abrange exames e ultrassonografia, elementos fundamentais para uma análise personalizada de cada caso.

Após a avaliação inicial, o especialista, juntamente com o paciente, seleciona a técnica mais apropriada. O processo é conduzido de forma personalizada, respeitando as particularidades de cada caso.

Para quem é indicado?

A maioria dos casais engravidam naturalmente dentro de um ano. Se não houver sucesso após esse período, a consulta com um especialista em reprodução humana é recomendada para descartar possíveis problemas de fertilidade.

Em algumas situações, buscar orientação pode ser aconselhável antes do término de um ano:

  • Histórico de distúrbios feminino ou masculino;;
  • Idade materna avançada;
  • História familiar de doenças hereditárias.

Fertilização in vitro

A fertilização in vitro (FIV) é uma técnica de reprodução humana em que o desenvolvimento do embrião ocorre pela fertilização do óvulo pelo espermatozoide em ambiente laboratorial. Os embriões evoluem no laboratório antes de serem transferidos para o útero da paciente.

O tratamento envolve várias etapas, como exames para avaliação da fertilidade, administração de medicamentos hormonais para estimulação ovariana, punção dos folículos ovarianos para obtenção dos óvulos, fertilização dos óvulos com espermatozoides, formação dos embriões e, por fim, a transferência destes para o útero da paciente.

Para quem é adequado?

A FIV é recomendada quando é identificado um problema no casal que impede a fertilização natural nas trompas de Falópio.

Essa técnica é adotada também quando a gravidez não é alcançada por métodos mais simples, como a inseminação artificial, sem um motivo evidente, ou após período prolongado de esterilidade.

As indicações mais comuns são:

  • Ausência de permeabilidade tubular;
  • Alteração seminal;
  • Endometriose;
  • Idade avançada;
  • Falha em outras técnicas​.

Fertilização in vitro com óvulos de doadoras

Trata-se de uma técnica de reprodução humana na qual a fertilização in vitro é realizada com óvulos de uma doadora saudável. Posteriormente, os embriões são transferidos para a paciente receptora.

A doação de óvulos envolve o processo em que uma mulher fértil doa seus óvulos para ajudar outra mulher a engravidar.

A doadora de óvulos é uma mulher saudável, com idades entre 18 e 37 anos. Além da avaliação ginecológica e da entrevista psicológica, são realizados testes sorológicos e genéticos para confirmar o seu bom estado de saúde.

Inicialmente, a doadora passa por estimulação ovariana e punção. Os óvulos são fertilizados com a amostra seminal em laboratório. Em seguida, a receptora passa por tratamento para se preparar para a transferência do embrião.

Para quem é adequado?

A fertilização in vitro com óvulos de doadoras é destinada a mulheres que enfrentam dificuldades para alcançar uma gravidez com seus próprios óvulos.

Essa circunstância pode ocorrer em mulheres com menopausa precoce ou diminuição da reserva ovariana​, nas quais os tratamentos com os próprios ovócitos não tiveram sucesso. 

Se a busca pela concepção está presente em sua vida, o Dr. Hélio Sato é seu aliado dedicado. Clique aqui para agendar hoje mesmo uma consulta e iniciar sua jornada rumo à realização do sonho da paternidade ou maternidade. Ele é ginecologista e obstetra, com especialização em Reprodução Humana Assistida, com foco em Endometriose, Infertilidade e Climatério. Certificado em Laparoscopia e Histeroscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Leia também:

Quando é indicado o uso do anticoncepcional?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.