Ginecologista: O que trata, e quando realizar uma consulta

Um Ginecologista é um médico especializado em cuidar da saúde reprodutiva da mulher, atendendo pacientes desde o início da fase reprodutiva até além da menopausa. Ele é responsável por diagnosticar, gerenciar e tratar todos os problemas relacionados aos órgãos reprodutivos femininos, como útero, ovários e mamas.

Ginecologia: O que trata, e quando realizar uma consulta

Embora muitos ginecologistas também sejam obstetras, é importante observar que essas duas especialidades não são a mesma coisa. Enquanto o obstetra dedica-se a todos os aspectos da gravidez, incluindo o parto, o ginecologista é especializado na saúde reprodutiva da mulher.

De acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (sigla em inglês ACOG), as mulheres devem fazer sua primeira consulta ao ginecologista entre os 13 e 15 anos de idade.

O que faz um ginecologista?

Ginecologistas oferecem diversos serviços especializados, sendo alguns dos principais focos de atenção: contracepção, fertilidade, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), exames de saúde da mulher, menopausa e rastreamento de ameaças e doenças para o diagnóstico precoce.

Uma consulta ao ginecologista é apropriada se você está pensando em começar a tomar anticoncepcionais ou enfrenta desconfortos menstruais, ou está lidando com qualquer outro problema relacionado à sua saúde reprodutiva. Esses profissionais são especializados no diagnóstico e tratamento de distúrbios como endometriose, infertilidade, síndrome dos ovários policísticos (SOP), certos tipos de câncer reprodutivo, entre outros.

Durante a consulta, serão realizados exames de rotina, como exames pélvicos e o Papanicolau, que verificam alterações no colo do útero indicativas de possíveis riscos de câncer. Os ginecologistas estão disponíveis para responder a perguntas e abordar preocupações, garantindo uma abordagem completa e personalizada para sua saúde reprodutiva. 

Quando agendar uma consulta ginecológica rapidamente?

É importante ressaltar que, independentemente da frequência previamente acordada com seu ginecologista, existem sintomas que indicam a necessidade de antecipar a consulta. Esses sinais incluem:

  • Ciclos menstruais irregulares.
  • Dor ou sangramento durante a relação.
  • Problemas com o método contraceptivo.
  • Sangramento após a menopausa.
  • Surgimento de verrugas, manchas ou lesões na vulva.
  • Alterações nos mamilos ou nas mamas.

Ao identificar qualquer um desses sinais, agende sua consulta o mais breve possível para garantir uma abordagem precoce na promoção da sua saúde ginecológica.

O que esperar durante uma consulta com o ginecologista?

É normal sentir nervosismo antes de uma consulta ginecológica, mas compreender o que acontece durante o encontro pode proporcionar tranquilidade. Muitas consultas se concentram em exames preventivos, nos quais o ginecologista busca um histórico detalhado da paciente. Quando necessário, o profissional realiza avaliação das mamas, exame do abdômen e do trato genital feminino, além de solicitar testes laboratoriais como Papanicolau, mamografia ou ultrassom.

A natureza da visita e as recomendações preventivas para a faixa etária influenciam o que você pode esperar. Por exemplo, o ACOG indica que um exame pélvico geralmente não é necessário na primeira consulta, a menos que haja problemas específicos, como dor ou sangramento anormal.

Atualmente, o ACOG sugere o exame pélvico apenas se houver sintomas evidentes, como sangramento anormal ou dor pélvica, ou se o histórico médico indicar essa necessidade. Este exame envolve análise externa dos órgãos genitais, avaliação da vagina e do colo do útero com o uso de um espéculo, e uma verificação interna dos órgãos, como ovários e trompas de falópio, com o uso de luvas.

A Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos EUA (USPSTF) recomenda exames de câncer cervical a cada três anos para mulheres entre 21 e 29 anos, podendo ser realizado pelo ginecologista. Para mulheres com mais de 30 anos, é sugerido incluir um teste para o vírus do papiloma humano (HPV) a cada cinco anos. Porém, no Brasil, a indicação mais comum é coletar o exame de papanicolau anualmente.

Se você procura uma abordagem especializada para a sua saúde feminina, agende uma consulta com o Dr. Hélio Sato hoje mesmo. Ele é ginecologista e obstetra, com especialização e certificação em Reprodução Humana Assistida, com ênfase em Endometriose, Infertilidade e Climatério. Possui certificação em Laparoscopia e Histeroscopia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

Leia também:

Médico especialista em endometriose: vale a pena procurar um especialista?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.