O que é endometriose e quais são seus sintomas?

A endometriose é uma doença muito comum em mulheres na fase reprodutiva. Ela pode ser assintomática ou causar fortes incômodos, tão intensos que prejudicam as atividades da paciente e podem também interferir na sua fertilidade. É importante saber mais sobre esse quadro e ficar atenta aos seus sinais, procurando um diagnóstico adequado se estiver com algum sintoma. Continue sua leitura e saiba mais sobre a endometriose e suas consequências! 

O que é a endometriose?

O interior do útero é revestido pelo endométrio – um tecido que se torna mais grosso ao longo do ciclo menstrual, sendo expelido junto da menstruação e voltando a crescer quando esta é encerrada. Se esse tecido se espalhar na região externa ao órgão, temos a endometriose, que se caracteriza pela presença do endométrio em outras áreas e órgãos do corpo.

 A doença pode aparecer nos ovários, no intestino, nas trompas de falópio, nos rins, na bexiga e no ureter, entre outras regiões dos sistemas reprodutor e digestivo. O tecido fora do útero continua sendo estimulado conforme o ciclo menstrual, o que pode provocar dores e causar uma inflamação.

 A endometriose pode surgir em vários estágios, sendo chamada de endometriose profunda quando está fixada a mais de 5 milímetros em alguma região. O problema pode causar aderências – conectando os órgãos de forma inadequada – e gerar uma série de prejuízos para o corpo da mulher.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.