O que faz um médico especialista em reprodução humana?

Postado em: 24/07/2024

O que faz um médico especialista em reprodução humana?

Para casais que enfrentam dificuldades para engravidar, compreender o papel de um médico especialista em reprodução humana é fundamental. Esta área da medicina, que está em constante evolução, adota novas tecnologias e conceitos avançados para ajudar na realização do sonho de ter filhos.

Os avanços tecnológicos e o aprofundamento das práticas médicas têm revolucionado o campo da reprodução humana. A infertilidade, que é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como uma questão de saúde pública, hoje pode ser enfrentada com estratégias eficazes.

Neste artigo, vamos explorar como o especialista em reprodução humana auxilia homens e mulheres a superarem obstáculos à fertilidade e a formarem uma família. Continue lendo para entender o impacto desse profissional na vida de muitos casais.

Afinal, o que faz um médico especialista em reprodução humana?

O médico especialista em reprodução humana dedica-se a auxiliar casais com problemas de fertilidade, utilizando técnicas avançadas de reprodução assistida. Este profissional possui conhecimentos aprofundados para investigar as causas da infertilidade e aplicar tratamentos específicos, como:

  • Fertilização in Vitro (FIV).
  • Relação Sexual Programada ou Coito Programado.
  • Congelamento de Óvulos e Espermatozoides.
  • Inseminação Intrauterina (IIU). 

Essas técnicas são cruciais para ajudar casais a concretizar o sonho de ter filhos. O especialista acompanha o casal em toda a jornada de tratamento, buscando sempre os melhores resultados.

Além de sua expertise em ginecologia e obstetrícia, esse médico aprofunda-se na área de reprodução humana para oferecer um atendimento especializado e personalizado. Um exemplo de dedicação e expertise na área é o Dr. Hélio Sato.

Conheça o Dr. Hélio Sato, médico especializado em reprodução humana! 

O Dr. Hélio Sato graduou-se na Escola de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), onde realizou sua residência em ginecologia e obstetrícia, e obteve os títulos de mestre e doutor em Ciências, ambos com dissertações sobre endometriose.

Sua formação prosseguiu com a certificação em laparoscopia e histeroscopia pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Em seguida, especializou-se em reprodução humana, sendo aprovado na certificação de especialista pela mesma entidade.

O Dr. é membro da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP), da American Association of Gynecologic Laparoscopists (AAGL), da European Society of Human Reproduction and Embryology (ESRHE) e da American Society for Reproductive Medicine (ASRM).

A partir daí começou a focar seus esforços em tratamentos de endometriose e infertilidade, acompanhando suas pacientes ao longo de toda a jornada para a maternidade, desde o diagnóstico do problema até a realização do parto.

Após anos de experiência em reprodução humana, ele decidiu que era fundamental abrir e gerir um laboratório de reprodução humana com a missão de oferecer as melhores práticas e alternativas nas técnicas de:

Inseminação Intrauterina

A inseminação intrauterina (IIU), conhecida também como inseminação artificial, é recomendada em casos como falhas nas tentativas de coito programado, problemas de ovulação na mulher, ou condições no homem que impedem o encontro natural do espermatozoide com o óvulo. Este procedimento envolve o monitoramento da ovulação, que pode ser natural ou induzida, a preparação do sêmen coletado e sua posterior inserção no útero, facilitando a fecundação.

Fertilização in vitro

Na fertilização in vitro (FIV), os gametas masculinos e femininos são coletados e unidos em laboratório. Após a concepção, os embriões são cultivados e, posteriormente, transferidos para o útero da mulher.

Congelamento de óvulos

Técnica usada para colher e armazenar óvulos para adiar a gravidez para uma data posterior. Este método possibilita preservar a fertilidade feminina por mais tempo, oferecendo às mulheres maior autonomia para decidir o melhor momento para ter filhos. Os óvulos são congelados a temperaturas baixas, cerca de -196ºC.

Planejamento familiar LGBTQIA+ 

Casais do mesmo sexo podem desejar tratamentos de fertilidade. Opções que incluem esperma de doador, inseminação intrauterina (IUI) e fertilização in vitro (FIV) podem dar aos casais  LGBTQIA+ mais opções para começar uma família.

Oncofertilidade

Às vezes, os tratamentos contra o câncer, como quimioterapia ou radioterapia, podem afetar a fertilidade de uma pessoa. Trabalhamos em estreita colaboração com oncologistas para oferecer preservação da fertilidade ou opções de tratamento para ajudá-lo a construir a família que deseja após o tratamento do tumor.

Cirurgia reprodutiva

Condições incluindo endometriose, miomas, pólipos endometriais e anomalias uterinas podem afetar a fertilidade. Oferecemos opções de testes de diagnóstico, tratamento e cirurgia para tratar doenças subjacentes e ajudar as mulheres a engravidarem com sucesso. 

Outros diagnósticos e tratamentos

A partir dessas necessidades, nasceu o Labforlife – Laboratório de Reprodução Humana, que fornece uma variedade de diagnósticos e tratamentos no ramo da reprodução assistida. Nossos especialistas trabalham com você para encontrar a melhor opção de tratamento para suas necessidades individuais.

Não perca tempo! Se você busca por tratamentos personalizados e uma equipe com altas taxas de sucesso em gravidez, agende agora mesmo sua consulta com o Dr. Hélio Sato! Sua jornada para a maternidade pode começar hoje. 

Dr. Hélio Sato
Ginecologia e Obstetrícia
CRM-SP: 83.469 | RQE: 123.703

Leia também:


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.