7 sinais de que a dor menstrual pode ser endometriose

Postado em: 17/10/2022

O endométrio, o tecido que reveste o interior do útero é muito dinâmico, ele engrossa e se prepara para receber o embrião, porém, caso não ocorra a gravidez ele descama na forma da menstruação. A presença do endométrio fora do útero caracteriza a endometriose. Essa doença pode ser assintomática ou apresentar diferentes sinais, conforme a região afetada, sua profundidade e a sensibilidade da paciente.

 No conteúdo de hoje você vai descobrir 7 sinais que indicam que os incômodos menstruais, na realidade, são indícios da endometriose. Dessa maneira, você poderá procurar a ajuda de um profissional e trazer mais bem-estar para o seu dia a dia. Tenha uma boa leitura!

7-sinais-de-que-a-dor-menstrual-pode-ser-endometriose

1.Cólica menstrual intensificada

A cólica menstrual progressiva ao longo de meses e anos é um dos sintomas mais frequentes da endometriose. Assim, se as suas cólicas menstruais se tornaram mais intensas do que costumavam ser, procure um especialista e investigue esse sinal. Mesmo se a causa não for a endometriose, pode existir outro problema a ser identificado.

2. Dor na relação

A dor nas relações sexuais, principalmente, quando se encosta no fundo da vagina, é outra queixa bem frequente nas mulheres com endometriose, portanto, aconselha-se a avaliação e investigação diante da percepção desta queixa.

3. Dores mesmo fora do período menstrual

As dores da endometriose são mais frequentes na fase menstrual, porém, se você sente cólicas mesmo quando não está menstruando, ainda assim, convém avaliar a possibilidade de endometriose, pois, quando a endometriose atinge o intestino pode levar a sintomas intestinais como diarreia, dor para evacuar, cólicas e até sangramento nas fezes. 

4. Dor umbilical na fase menstrual

Quando a endometriose aparece na região próxima ao umbigo, isso pode provocar dores e sangramentos umbilicais durante a menstruação. Fique atenta nesse local e a possíveis alterações ao longo do seu ciclo.

5. Dor ao urinar

A menstruação pode ser acompanhada, em algumas situações, por dores urinárias — mas se isso tem acontecido com certa regularidade, é preciso investigar. A endometriose pode ter atingido a bexiga. Não descarte esse sintoma acreditando ser uma simples infecção. 

6. Dores ao evacuar

Da mesma forma que ela pode atingir a bexiga, a endometriose também pode chegar ao intestino e provocar alguns sintomas durante o período menstrual. Se além das cólicas tradicionais, você sente dores para evacuar ou soltar gases, procure a ajuda de um especialista para fazer um diagnóstico. 

7. Diarreia ou constipação junto à menstruação

Para finalizar, não ignore o fato de a dor menstrual vir acompanhada de diarreia ou de constipação. Esse pode ser mais um indício de que a endometriose chegou ou pelo menos estar próxima ao intestino, podendo causar também a alteração do formato das fezes, deixando-as mais finas.

 Agora você já pode ficar mais atenta às suas dores no período menstrual! Se perceber algum sintoma da endometriose, agende uma consulta com um especialista o Dr. Hélio.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.