HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que pode ser transmitido de diversos modos como contato íntimo, verticalmente de mãe para filhos e outros e que acomete a pele e a mucosa de regiões como a vagina, o pênis, a boca, a garganta, a faringe, a vulva e o ânus.

Como saber se eu tenho HPV

Hoje vou responder essa dúvida sobre o HPV (human papillomavirus), que é um vírus extremamente comum. Assista

AGENDE SUA CONSULTA

Os sintomas e riscos do HPV

O HPV pode ser silencioso, ficar latente por muitos anos ou até regredir de forma espontânea, sem a necessidade de intervenção. Quando apresenta sintomas, porém, os mais frequentes são os condilomas acuminados (tipo de verruga) que podem surgir em vários números, tamanhos e regiões.

Essas verrugas podem ser visíveis (chamadas de lesões clínicas) ou invisíveis a olho nu, notadas somente por exames ou visão aumentada (consideradas lesões subclínicas).

O principal risco do vírus é o desenvolvimento de câncer a partir de suas lesões, sendo mais comum o câncer de colo de útero, mas, pode também ocorrer no ânus, na boca ou na vagina.

O diagnóstico pode ser feito a partir do exame clínico ou análise utilizando lentes de aumento, no caso das lesões subclínicas com a colposcopia, exame de Papanicolau também permite identificar alterações nas células do colo e/ou da vagina pela infecção do HPV ou até por meio de exames de identificação do DNA viral por meio do PCR ou hibridização in situ.

A prevenção e o tratamento

A prevenção do HPV se dá, principalmente, pelo uso de preservativos nas relações sexuais e pela vacina. É essencial fazer consultas de check-up regularmente com o ginecologista, mesmo sem ter nenhum sintoma. Afinal, isso permite identificar problemas enquanto ainda estão pequenos ou não causaram maiores complicações.

O tratamento acontece de acordo com a quantidade de verrugas, seu tamanho e extensão. Podem ser recomendadas pomadas e cremes para amenizá-las, ou retirá-las com a utilização de laser ou eletrocauterização.