Congelamento de Óvulos: um guia para as mulheres que desejam planejar a maternidade
Postado em: 22/02/2023
O Congelamento de Óvulos permite que mulheres iniciem uma gestação em idades mais avançadas, adiando o sonho de ser mãe para uma fase diferente de suas vidas. Esse é um caminho para planejar a gravidez e alinhá-la aos seus objetivos, possibilitando o investimento em outras áreas da vida antes de ter seus filhos.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre essa prática e o seu funcionamento. Tenha uma boa leitura!
O que é o congelamento de óvulos?
O congelamento de óvulos é o procedimento em que os óvulos da mulher são coletados e colocados em nitrogênio líquido, para que fiquem conservados em suas condições atuais. Quanto mais jovem for a mulher, melhor será a qualidade de seus gametas, sendo indicado realizar esse procedimento antes dos 35 anos.
O congelamento pode ser indicado em várias situações. Ele é uma alternativa, por exemplo, para mulheres que:
- estão focadas em suas carreiras e querem alcançar seus objetivos profissionais antes de engravidar;
- querem viajar, viver novas experiências e realizar outros sonhos antes de ser mãe;
- precisam passar por tratamentos médicos que trazem riscos para a fertilidade, como a quimioterapia.
Assim, elas terão a chance de gerar filhos em idades mais avançadas, utilizando óvulos em condições mais adequadas.
Como é feito o congelamento de óvulos?
Antes de dar início a esse processo, a mulher deve passar por avaliação geral para confirmar que ela pode fazer o tratamento. A primeira etapa do procedimento é a estimulação hormonal, feita para se conseguir coletar mais óvulos em um período mais curto de tempo.
Tradicionalmente, as medicações hormonais começam a ser aplicadas entre o primeiro ao terceiro dia da menstruação, sendo mantida por cerca de 10 dias até a coleta dos gametas. Essa coleta é realizada por meio de uma punção transvaginal, que dura cerca de 20 minutos e é feita com a paciente sedada.
Os óvulos coletados passam por uma seleção e aqueles que alcançaram a maturidade são mergulhados em nitrogênio líquido e são vitrificados em uma temperatura de -196ºC.
Os gametas são mantidos nessas condições até que a mulher decida descongelá-los. As taxas de sobrevivência dos óvulos ao descongelamento variam em torno de 95%.
Por quanto tempo os óvulos podem ficar congelados?
Ainda não foi definido um limite exato para o tempo que os óvulos de uma mulher podem ficar congelados. De uma forma geral, eles costumam ser mantidos nessa situação por entre 10 e 15 anos.
Quais são as chances de engravidar com os óvulos descongelados?
As chances de sucesso da gestação dependem da idade com que os óvulos foram congelados e das condições dos gametas naquele momento. É considerada também a quantidade e qualidade dos embriões formados ao se fecundar os óvulos com espermatozóides.
Mulheres que congelaram seus óvulos antes dos 35 anos e produziram três blastocistos, por exemplo, têm cerca de 80% de chance de sucesso na gravidez. Já as mulheres que congelaram os óvulos depois dos 40 anos e também produziram três blastocistos, têm cerca de 45% de chance de engravidar.
Um profissional qualificado faz toda a diferença para o sucesso do “CONGELAMENTO DE ÓVULOS”. Se você quer saber mais sobre esse processo para planejar sua gestação, não deixe de buscar um ginecologista especializado, que seja realista, mas que entenda a sensibilidade dessa questão.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Para marcar sua consulta com o Dr. Hélio Sato, é só entrar em contato!
Leia também:
Quem tem endometriose pode engravidar?
O que causa a infertilidade masculina?