Infertilidade: como ser fértil após 35 anos?

Postado em: 14/12/2022

A chance de engravidar quando se tem entre 36 e 37 anos cai para 60%; aos 38 e 40 anos é 30%; após essa idade, a probabilidade reduz a cada ano. Pois, com o avanço da idade além da quantidade de óvulos ser bem menor, a qualidade deles também diminui, reduzindo a taxa de gravidez.

A idade além de reduzir a fertilidade leva a maiores chances do desenvolvimento de embriões com alterações genéticas como a síndrome de down.

Infertilidade: como ser fértil após 35 anos

Mas, hoje em dia, é comum ter filhos após os 35 anos – é uma idade na qual as mulheres normalmente já possuem certa independência financeira, já se consolidaram em suas carreiras e se sentem prontas e preparadas para viver a jornada da maternidade.

Dessa forma, caso não ocorra a gravidez naturalmente, existem opções de tratamento de reprodução assistida.

Mini-FIV: Procedimento parecido com a FIV tradicional, mas que possui o objetivo de estimular a produção de poucos óvulos, focando mais na qualidade do que na quantidade. Não apresenta os efeitos da hiperestimulação ovariana e tem menor custo.

FIV: técnica de reprodução assistida que tem as maiores taxas de sucesso. Ela funciona na coleta dos gametas do homem e da mulher, e posterior fertilização em laboratório. Depois disso, os embriões são transferidos para o útero da mãe.

Quando a mulher deseja preservar a fertilidade para o futuro, consideramos 

Congelamento dos óvulos: deve ser realizado de preferência quando a mulher está jovem, até 35 anos. Os óvulos ficam congelados sem prazo de validade e podem ser utilizados mais tarde, via Fertilização In Vitro. 

Há algumas mudanças no estilo de vida que podem ajudá-la a manter a fertilidade, como deixar de fumar, reduzir o consumo de álcool, dormir regularmente e seguir uma dieta equilibrada. Porém, não há certeza na reprodução e portanto quanto mais ações positivas maiores serão as chances de gestação para o futuro.

O tratamento ideal para cada caso deve ser indicado pelo especialista após a avaliação do quadro da paciente. Consulte o ginecologista Dr. Hélio Sato, especialista em Reprodução Humana e Endometriose há mais de 20 anos!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.