Endometriose ou cólica menstrual: como identificar?
Postado em: 18/01/2023
Todos os meses, durante o período da menstruação, a camada interna do útero (endométrio) descama e é expelida. As células endometriais podem migrar para outras partes do corpo, principalmente pelas tubas uterinas, e assim alcançam primariamente os órgãos da pelve como os ovários, útero, bexiga e intestino e geram uma doença inflamatória crônica: a endometriose.
Suas causas ainda não estão claras, mas estima-se que múltiplos fatores estejam associados, desde a genética à deficiência do sistema imunológico. Pacientes com histórico familiar de endometriose estão mais suscetíveis à condição.
A endometriose pode ser silenciosa, porém, os sintomas mais comuns são cólicas menstruais, dor na relação e dificuldade de engravidar. Pode gerar também dor na evacuação no período menstrual. Em geral, seu diagnóstico é demorado, pois é muito confundida com a cólica menstrual natural.
Saiba que a menstruação é um relógio do corpo feminino que permite identificar muitas doenças e anomalias. Cólicas que se iniciam antes de menstruar e que duram por todo período de sangramento não devem ser consideradas normais. Mais, ainda, se vierem acompanhadas de mudança no hábito intestinal (como intestino solto ou dor para evacuar). Isso pode ser endometriose e deve ser pesquisado pelo seu médico. A boa notícia é que a doença e os seus sintomas têm cura.
Consulte o ginecologista e obstetra Dr. Hélio Sato, especialista em Reprodução Humana e Endometriose há mais de 20 anos!