Congelamento de óvulos: como avaliar se é a escolha certa para você

Postado em: 10/05/2023

O Congelamento de Óvulos ou criopreservação é uma opção para mulheres e casais que desejam ter filhos – ou ainda não se decidiram, mas não querem descartar a possibilidade – e por razões de saúde, financeiras, psicológicas ou quaisquer outras, não planejam filhos em um futuro próximo.

A criopreservação é uma técnica de congelamento que pode ser feita em óvulos, espermatozoides e embriões. Na temperatura de -196º C, esses organismos mantêm seu metabolismo completamente inativado, mas conservam todo o potencial de desenvolvimento e viabilidade. Muitos casais precisam preservar os gametas por se depararem com a impossibilidade imediata de maternidade ou paternidade, seja por escolha ou por circunstâncias adversas.

Congelamento de óvulos

Os custos de congelamento de óvulos no Brasil podem variar dependendo da clínica de fertilização in vitro e da localização geográfica. Em média, o gasto total do procedimento pode variar em torno de 16 mil reais, dependendo da quantidade e dos remédios utilizados. Após 1 ano do congelamento, existe o custo de manutenção que oscila em torno de R$ 1.200,00 ao ano.

Qual a indicação para se congelar óvulos?

De acordo com os especialistas em reprodução humana, existem algumas indicações para que se faça o congelamento de óvulos. São elas:

Idade: a entrada da mulher no mercado de trabalho a fez postergar a maternidade, devido à busca de estabilidade na carreira. Isso faz com que a indicação do congelamento de óvulos seja recorrente nos consultórios médicos. Logo, mulheres a partir dos 35 anos (mas pode ser feito em qualquer idade, enquanto houver óvulos) podem optar pela criopreservação, uma vez que a qualidade e a quantidade de óvulos são parâmetros mais relevantes para o sucesso da Fertilização in Vitro posterior.

Menopausa precoce: a condição tem certa prevalência na população brasileira, sendo que o médico, assim que identificar qualquer caso de menopausa precoce, deve orientar a paciente a realizar o congelamento de óvulos.

Oncofertilidade: mulheres que foram diagnosticadas com câncer têm a indicação do congelamento de óvulos, uma vez que a quimioterapia contém agentes nocivos à fertilidade. Neste caso, os óvulos devem ser congelados antes do tratamento com quimioterápicos.

Doença ovariana: pacientes que apresentam nódulos ou cistos de endometriose no ovário podem vir a ter a indicação do congelamento de óvulos. O mesmo ocorre em pacientes que já fizeram qualquer cirurgia no ovário e podem apresentar uma lesão ou ter a produção de óvulos alterada. É necessário verificar a reserva ovariana para a posterior indicação do tratamento.

Fatores que podem afetar o congelamento de óvulos

Conheça os principais:

1. Idade

Quanto mais velha a mulher, menor a qualidade e a quantidade de óvulos que ela produz, o que pode tornar mais difícil o processo de congelamento.

Não existe uma idade que contraindique o congelamento, mas o ideal é que seja realizado até os 35 anos, pois assim as taxas de sucesso são maiores. Mas é possível congelar os óvulos até 41 anos. Após os 43 anos, a probabilidade de o óvulo gerar um bebê é reduzida. 

2. Condições de saúde

Algumas condições de saúde, como cânceres, endometriose e síndrome do ovário policístico, podem afetar a qualidade dos óvulos e dificultar o processo de congelamento.

3. Estilo de vida

Fumar, beber em excesso e ter uma alimentação desequilibrada pode prejudicar a qualidade dos óvulos, fazendo com que a coleta não tenha sucesso em unidades viáveis.

4. Técnica de congelamento

A técnica utilizada para congelar os óvulos também pode mudar a sua qualidade e viabilidade. A técnica mais comum é a vitrificação, considerada a mais segura e eficaz. No entanto, outras técnicas, como o congelamento lento, podem ser utilizadas em casos específicos e de acordo com a clínica.

5. Quantidade de óvulos coletados

Quanto maior a quantidade de óvulos coletados, maiores são as chances de sucesso do processo de congelamento. O uso correto dos medicamentos e seguir as recomendações médicas podem influenciar na quantidade de óvulos.

Ao considerar o congelamento de óvulos, é essencial avaliar cuidadosamente sua saúde física e objetivos pessoais. O Dr. Hélio Sato está pronto para auxiliá-la nessa importante decisão, oferecendo sua expertise em ginecologia e reprodução humana assistida. Agende uma consulta e obtenha orientação personalizada para determinar se o congelamento de óvulos é a escolha certa para você. 

Leia também:
Reprodução Humana Assistida: quais as técnicas mais utilizadas?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.