Como funciona a estimulação ovariana?

Postado em: 07/12/2022

Vamos recordar que os óvulos ficam armazenados nos ovários em uma estrutura denominada de folículo, e cada folículo contém um único óvulo e células no seu entorno que auxiliam no desenvolvimento do óvulo. A estimulação ovariana é um procedimento fundamental para os tratamentos de reprodução assistida e baseia-se em aplicar ou estimular a liberação de FSH (hormônio estimulador de folículo) que conforme citado no seu nome estimula o crescimento dos folículos.

Como funciona a estimulação ovariana

No funcionamento normal dos ovários, em uma paciente com boa reserva ovariana são colocados à disposição para crescimento uma média de 15 folículos amadurecidos que ao receberem o estímulo do FSH crescem. No processo natural, somente um único folículo cresce e se desenvolve e libera um único óvulo, e ao ser fecundado gera, via de regra, uma gestação única. Porém, quando é feito o estímulo ovariano com uma maior dose de FSH e por mais tempo, mais folículos crescerão e portanto mais óvulos serão finalizados e estarão aptos para serem fecundados.

O estímulo ovariano é indicado para mulheres com distúrbios de ovulação, ou seja, quando há dificuldades no desenvolvimento, amadurecimento ou ruptura do folículo.

Os distúrbios de ovulação são uma causa comum de infertilidade e geralmente está acompanhado de irregularidades menstruais e ambos os distúrbios decorrem de desequilíbrio hormonal provocado por Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), doenças da tireóide, excesso de exercícios, alterações neurológicas e até estresse.

Nestas situações, quando o tratamento do problema de base não resulta em atividade ovulatória, a estimulação ovariana controlada é a opção para a gravidez.

Com a estimulação ovariana é possível obter mais folículos maduros e, consequentemente, mais óvulos para a fecundação, aumentando, assim, as chances de fecundação e, por este motivo, é a etapa inicial para a fertilização in vitro.

Cabe alertar que a mulher nasce com uma reserva de óvulos e os folículos são consumidos ou perdidos, ou seja, a reserva ovariana diminui naturalmente com a avançar da idade, e a baixa reserva ovariana compromete a quantidade e até a qualidade dos óvulos. Por este motivo, quando há desejo de preservação de fertilidade, é feita a estimulação ovariano para o congelamento dos óvulos.

Você deseja engravidar? O ginecologista e obstetra Dr. Hélio Sato, especialista em Reprodução Humana e Endometriose há mais de 20 anos, pode te ajudar a realizar o seu sonho!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.